quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Artes

ARTES

     Tudo o que qualquer gaúcho fez ou faz com alguma qualidade estética que dê prazer a quem assiste, mesmo que seja estética para os ouvidos ou outros sentidos, é arte.

     ... E neste campo imenso sem pastagens, assistirás a uma imensidão de manifestações, indo da música aos bonecos de cerâmica, do teatro às danças folclóricas.

     Quando começaram as manifestações artísticas? Não sabemos ... Mas sabemos que hoje é tempo de assisti-las e que quem as vê com os olhos do bem sobe alguns degraus na escada maior.

 

Poesias

... Eis aqui algumas estrofes maiores do que elas mesmas:
De já hoje, nosso tempo é o presente
com promissórias, avais, custos, tratores.
A vastidão de campos diminuída
nas partilhas dos herdeiros dos "senhores"
mas, se alguém os perguntarem debochados,
pela honra, pelo sangue dos farrapos,
ninguém dirá jamais que somos menos guapos,
porque enfrentamos agora outros valores!
De já hoje, a vida galopeia.
Depende do mercado, da inflação,
do capital, do emprego, da assistência,
produzir cada vez mais e mais pão.
- O pago é diferente, de já hoje!
O homem que chegou a andar na lua,
semeia, colhe, cria, continua,
e a paz, tornou vizinhos, mais irmãos!
 
    *** por Lauro Antônio Correia Simões***
Dançando pelo Tropeiros 
     Nós somos apreciadores das danças antigas de nosso povo e resolvemos investir nosso tempo dançando.
     Barbosa Lessa, Paixão Côrtes e outros não gastaram seu tempo em vão e nós estamos neste CTG para provar isto. Por aqui fazemos nossos ensaios semanalmente, para espantar mau-humor, mau-olhado e principalmente mau jeito de dançar nossas músicas tradicionais. 
     ... E “Tropeando pelo Rio Grande, dançamos a tradição”

Churrasco



Churrasco
O principal prato da culinária gaúcha é indiscutivelmente o churrasco. A simplicidade do preparo não descarta um certo refinamento. Desde os primeiros tempos, o gaúcho come churrasco. Os índios primitivos comiam carne de caça, de gado ou de potro atirada diretamente no fogo.
Os conceitos para o churrasco são os mais variados. Antonio Álvares Pereira Coruja, em 1858, descreveu o alimento como “pedaço de carne assada ligeiramente sobre brasas”, enquanto José Antônio do Valle, autor do romance Divinas Pastoras, registrou como “carne preparada sem desunir do couro, em cuja parte se aplica o fogo”.
Popularizou-se por todo o Rio Grande, pelas demais regiões do país e no Exterior a denominação de churrasco no espeto para o tradicional preparo da carne pelos gaúchos. O assado é feito na grelha ou no forno

Prendas

Bem Vindo

Sinto-me honrada em poder mostrar um

pouco da cultura e do tradicionalismo e com

toda a certeza sempre estaremos buscando

as novidades para todos os tauras de plantão.
 Aquele Quebra Costela

E o agradecimento especial ao Estado de

Rio Grande do Sul, pelo acolhimento e cordialidade

Muito Obrigado

O CTG Cultura Nativa prima pelo culto e divulgação das tradições do Rio Grande do Sul, sua formação sócio, histórica e étnica e ter uma presença importante na cultura Brasileira.

Chimarrao

OS DEZ MANDAMENTOS DO CHIMARRÃO
                  Apesar de simples e informal, a roda de chimarrão tem suas regras. Verdadeiros mandamentos, que devem ser respeitados por todos. Se você é iniciante ou está redescobrindo o costume, observe esses pontos relacionados com boa dose de humor:
  1- NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATEO gaúcho aprende desde piazito o porquê o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas se tu és de outros pagos, mesmo sabendo, poderá achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar nesse pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se por água, ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dollar, etc... mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo, mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais, não hesites, pede uma coca-cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.             
      
2- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
Tu podes achar que é anti-higiênico por a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando de chimarrão. Repito: pede uma coca-cola de canudinho. O canudo é puro como a água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não nele).
                  
3- NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume tuas frescuras (caso desejes te curar, recomendamos uma visita ao analista de Bagé). Se, porém, te julgas perfeitamente igual aos demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vai adorar o chimarrão de lá.                  
4- NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Como o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante, já o chimarrão não. Tu deves tomar toda a água servida até ouvir o ronco da cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento abaixo.                    
5- NÃO TE ENVERGONHES DO "RONCO" NO FIM DO MATE
Se, ao acabar o mate, sem querer fizer a bomba "roncar", não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Esse negócio de chupar sem fazer barulho vale para a coca-cola com canudinho que tu podes até tomar com o dedinho levantado (fazendo pose de assumida).               
6- NÃO MEXAS NA BOMBA
A bomba de chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas por favor, não mexas na bomba. Fale com quem te passou o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.
                            7- NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve, mas depois de entrar, espera sempre a tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do estado.
                          8- NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE
Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro mate, saibas que o grosso és tu. O pior mate é o primeiro, e quem toma está te prestando um favor.
                   
9- NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO
Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando... E às vezes te surpreendes até imaginando que a cuia não é cuia, mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio... Agora, tomar chimarrão numa roda é muito diferente. Aí o fundamental não é meditar, mas sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ris, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que essa tua participação não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer a cuia que está na tua mão. Fala quanto quizeres mas não esqueças de tomar o teu mate que a moçada tá esperando.
                       
10- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CANCER
Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pega na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que o chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esqueces o cancer. Se não der para esquecer, faz o seguinte: pede uma coca-cola com canudinho que ela etc... etc...

Tradição Gaucha

Tradiçoes Gaucha

O Chimarrão
QUALIDADES TERAPÊUTICAS DO CHIMARÃO:
Estimula e tonifica
Diurético, o chimarrão é um concorrente da cafeína. Não se toma chimarrão e café simultaneamente. Um ou outro, alto lá! Se houvesse teria no mate, estaria escrito "atua como estimulante do coração e do sistema nervoso, elimina os estados depressivos e tonifica os músculos contra a fadiga e o cansaço".
Não é apenas água e erva, tem complexo B, cálcio, magnésio, sódio, ferro e flúor. Alimenta mesmo, por mais verde e extraterrestre que seja. Na sangrenta Guerra do Paraguai ( 1864 a 1870), por exemplo, o general Francisco da Rocha Callado conta que o Exército brasileiro alimentou-se exclusivamente de chimarrão durante 22 dias. "As pesquisas sobre o chimarrão estão iniciando seriamente agora. Revelam que a bebida tem antioxidantes, também presentes no badalado chá verde (chinês), e que produz um leve efeito contra a coagulação no sangue, como a aspirina", diz o cardiologista Fernando Lucchese.

Tradição Gaucha